[AU PAIR] "Meu sonho é ser au pair" - Certeza?

14:01



É muito comum a gente ouvir várias pessoas falando "Nossa, meu sonho ser au pair." e ai eu te pergunto, será?

O au pair é, atualmente, o intercâmbio para os Estados Unidos com maior custo benefício que o brasileiro vai encontrar por aí, e com certeza isso faz com que se torne atrativo para muitas pessoas. Mas é muito comum ouvirmos que as pessoas sonhas em ser au pair e isso, com certeza, ou é uma grande mentira, ou a pessoa não tem ideia do que realmente significa ser au pair. E aí você me diz que eu estou sendo grossa, ou radical, ou o que você quiser me chamar, mas eu te falo, quando você chegar lá, você vai concordar comigo.

É muito importante ser honesto com você mesmo e isso começa quando você assumi que seu sonho não é ser au pair, e sim morar fora, largar tudo aqui no Brasil e ir morar em outro país acreditando no que quer que seja. E eu estou falando isso porque ser au pair não é nada fácil, ser au pair significa morar com o seu chefe, sendo que o seu chefe é de uma cultura totalmente diferente da sua, com hábitos diferentes dos seus e uma língua diferente da sua e que na maioria das vezes você não fala tão bem assim. Além disso, ser au pair significa cuidar de uma, duas, três ou até de quatro crianças durante 45 horas na semana, durante até 10 horas por dia sem intervalo e com direito a apenas 1 dia e meio de folga. Você já pensou como é isso e o quanto isso pode ser desgastante e cansativo? Agora pense se nesse tempo que você está trabalhando, você cuida de um única criança de 5 anos, extremamente ativa e você tem que dirigir essa criança para a escola e atividades extras, preparar as refeições, dar banho e ainda brincar com ela e depois arrumar toda a bagunça e sujeira que ela fez na casa, além de lavar as roupas e fazer tudo o que ainda for relacionado a essa criança? Ou então que você seja responsável por um baby de 6 meses por tempo integral, uma criança de uns 3 anos e outra de uns 7 anos e ainda ser responsável por tudo o que eu te falei antes?

É exatamente por esse motivo que eu falo, ser au pair não é sonho de ninguém. E se o que eu te disse ali em cima não é suficiente para que você compreenda o que eu estou querendo dizer, adicione em qualquer uma das situações acima se uma das crianças não se adaptarem a você e decidir fazer pirraça e birra o tempo todo, ficar gritando e chorando e você não conseguir conquista-la a ponto de tudo o que você manda ela fazer ela não faz e ainda grita com você e te diz coisas horríveis como "você não manda em mim" ou então "esta não é a sua casa, você não é bem vinda aqui". Tudo isso é muito desgastante fisica e emocionalmente e não é tudo o que pode acontecer durante o seu ano como au pair.

Acontece também de você ser parte da família, o que nem sempre é ruim, admito, mas na maioria dos casos significa fazer o jantar para todos da casa, encher e esvaziar a dishwasher todos os dias, pegar a correspondência, acordar as 6 da manhã no seu sábado de folga porque as crianças estão correndo pela casa, e até mesmo ter que cuidar das crianças uns minutinhos a mais (que sempre são mais do que apenas uns minutinhos) para ajudar os pais a fazerem alguma coisa (ou nada também), além de limpar a cozinha após o jantar, e todas essas pequenas coisas que a gente não se incomoda em fazer em casa, já que não temos que fazer todos os dias, mas lá, isso acaba se tornando um péssimo habito das famílias (claro que não todas, mas a maioria). E você que já trabalhou durante 10 horas sem intervalos e só quer terminar o dia tomando um banho quente e indo dormir, tem que ajudar mais um pouquinho, porque afinal, você é parte da família.

Aí você me diz: "mas Mahh, eu não vou ser parte da família, então não vou ter que fazer tudo isso." ERRADO! Você sempre acaba fazendo mais do que o seu papel como au pair, muitas vezes só pelo fato de você ficar incomodada com alguma coisa que já é hábito seu de fazer na sua casa, mas ninguém te cobra isso, o que no caso de host family é bem provável que acabem cobrando caso você não faça. Ou em outros casos em que você nem é parte da família, mas uma das kids não gosta de você, ou tem péssimos hábitos e fica te desafiando o dia todo. Tudo isso faz parte da vida de uma au pair e mesmo quando você tem uma vida boa, com uma família boa e que te respeita, você mora com eles o tempo todo e tudo o que você precisa é de um tempo, porque você já está emocionalmente cansada. Mas cansada porque eles acordam cedo no seu dia de folga e fazem barulho, cansada porque eles te chamam sempre para fazer algo em família e você acordou da quele jeito que nem o Batman te aguenta e você vai para não desagradar ninguém e por aí vai.

Então lembre-se, admita qual é o seu verdadeiro sonho antes de sair por aí dizendo que seu sonho sempre foi ser au pair, e assim você ode aproveitar muito mais o seu intercâmbio, já sabendo o que te espera ao longo do caminho!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images