Muita gente fica na dúvida sobre ir com ou sem agência, muitas vezes sem nem saber qual a diferença que existe nisso. Algumas vezes, essa dúvida acontece porque em muitos países da Europa não existe o programa de au pair através de agências e as exigências são diferentes. Então decidi explicar quais as diferenças nos Estados Unidos.
A primeira coisa mais importante é a diferença com relação aos vistos: quando você vai através de uma agência cadastrada pelo governo americano que tem sua representante aqui no BR, você deve solicitar o visto J1, que te permite trabalhar e estudar legalmente nos EUA. Quando você encontra famílias por conta própria através de alguns sites como Au Pair World você não tem direito aquele visto, tendo então que solicitar um visto de turista ou estudante, que não te permitem trabalhar legalmente no país, apenas a sua permanência nele. É muito importante você entender essa diferença, uma vez que apenas ter o visto, não deixa de ser ilegal trabalhar com um visto o qual isso não é permitido e você pode sim ser deportado de volta para o seu país de origem caso você seja pego trabalhando.
Além do visto, é muito importante você saber que é você quem vai combinar tudo com a família, salário, tempo de trabalho por semana, quanto tempo off você poderá ter, quais os seus direitos na quela família, quais as suas obrigações e por aí vai, sendo que caso alguma coisa pré-acordada seja descumprida, você não tem para quem pedir nenhum auxilio ou apoio. E além disso, caso você não se adapte a família ou ela não se adapte a você, não existe o famoso rematch, então você tem que procurar outra família que te aceite para morar na casa deles, ou até mesmo ter que encontrar um lugar para morar por conta própria.
Ou seja, muitas vezes pode parecer um bom negócio por você economizar com a agência aqui no BR e suas exigências, ou até mesmo a família se oferecer para pagar mais do que os U$195,75 semanais, mas é importante pensar se os riscos valem a pena, além de existirem as famílias fake, que são pessoas que entram em contato com você te prometendo tudo do bom e do melhor, mas que na verdade a gente não sabe realmente quem são, onde estão (podem estar em qualquer lugar do mundo, inclusive EUA) e quais as reais intenções conosco.
Então antes de simplesmente ir, pense bem no que vale mais a pena para você e quais suas reais intenções, já que ser au pair não é um sonho de princesa e nem férias nos Estados Unidos, mas sim muita responsabilidade e dedicação. E qualquer dúvida que vocês tenham, deixem nos comentários, que eu respondo tudo!